Votação deve ocorrer em julho
O relator da Reforma Tributária, PEC 45/2019 na Câmara Federal, deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), divulgou, na última terça-feira (06), ao lado de colegas do Grupo de Trabalho (GT) que organizou as propostas de mudanças nos impostos brasileiros, o texto base a ser votado na Casa Legislativa. A proposta, de acordo com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), deverá ser votada ainda neste semestre, o que significa que ela entrará em discussão em breve, já que o recesso parlamentar inicia na segunda quinzena de julho. De acordo com o presidente da Câmara, que concedeu entrevista logo após a divulgação do texto prévio, a aprovação da proposta “precisa de um amplo diálogo entre todos os agentes políticos interessados, como Governo, Congresso, entes federados e empresários”. O diretor do Sindifisco-RS Celso Malhani acompanhou a leitura do relatório na Câmara.
Em uma emocionante cerimônia realizada nesta terça-feira (06), no saguão da Presidência do IPE Saúde, em Porto Alegre, foi inaugurada a sala de reuniões da Presidência do Instituto em homenagem ao auditor fiscal da Receita Estadual José Paulo Leal, filiado do Sindifisco-RS. O ato foi uma forma de reconhecimento e agradecimento aos trabalhos prestados pelo auditor-fiscal até 2017, ano do seu falecimento.
Em um dia de grandes celebrações, após 13 novos auditores-fiscais da Receita Estadual serem empossados nesta quinta-feira (01) na Secretaria da Fazenda, o grupo foi recepcionado pelo Sindifisco-RS, em conjunto com a Afisvec, para comemorar a chegada dos novos colegas. O encontro foi realizado na sede náutica do Sindicato, localizada no bairro Assunção, em Porto Alegre.
Durante a tarde desta quinta-feira (01), o Sindifisco-RS prestigiou a cerimônia de posse dos novos Auditores Fiscais da Receita Estadual. O evento foi realizado no Espaço Inovação, na Secretaria da Fazenda (Sefaz-RS), em Porto Alegre, RS. A entidade esteve representada pelo presidente, Altemir Feltrin, pelo vice-presidente, Christian Azevedo, e pelos diretores Eroni Numer e Luciano Garcia.
Dirigentes de entidades sindicais representativas do Fisco foram recebidos nesta terça-feira (30), no Ministério da Fazenda, para reunião com Manoel Procópio Jr., auditor fiscal de Minas Gerais e integrante da força-tarefa da reforma tributária, comandada pelo secretário especial da pasta, Bernard Appy.
A audiência intermediada pela diretoria do Sindifisco-MG, teve como objetivo discutir as preocupações da classe fiscal frente ao texto da proposta de reforma tributária em construção, bem como debater medidas para assegurar uma reforma que garanta a regulamentação constitucional da estrutura da Administração Tributária, contemplando pontos fundamentais para uma Administração Tributária de Estado.
A Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital – Fenafisco, por meio do diretor parlamentar Celso Malhani, diretor do Sindifisco-RS, integrou a delegação brasileira de entidades sindicais representativas do setor público, participantes do programa de aperfeiçoamento promovido pelo instituto República.org e pelo Fórum Nacional das Carreiras de Estado (Fonacate), em parceria com a Hertie School.
A capacitação foi realizada entre os dias 22 e 26 de maio, em Berlim, e teve como objetivo fomentar debates para aprimorar os fundamentos sobre a gestão pública no Brasil.
A atividade foi composta por seminários sobre Inovação do setor público; Gestão Estratégica de Recursos Humanos; Estrutura dos sindicatos alemães, entre outros.
Nesta quarta-feira (31), a Assembleia Geral Ordinária (AGO) do Sindifisco-RS, reunida de forma híbrida (presencial e online), analisou e debateu o orçamento da entidade para o próximo exercício, com vigência de 1º de julho de 2023 a 30 de junho de 2024. A AGO foi presidida pelo filiado Sérgio Basso. Após os esclarecimentos da Diretoria às questões colocadas por alguns participantes, a proposta foi aprovada por unanimidade.
Eleitos no dia 16 de maio, os membros das 37 Comissões Sindicais do Sindifisco-RS tomaram posse nesta terça-feira (30) na sede da entidade, em Porto Alegre, para o biênio 2023/2025
O presidente do Sindifisco-RS, Altemir Feltrin, abriu a reunião dando as boas-vindas aos integrantes das Comissões e ressaltando a importância da participação dos filiados para a categoria.