Com as participações de autoridades e convidados, o III Fórum Administração Tributária em Debate, realizado no dia 21 na Assembleia Legislativa do RS, debateu, entre outros temas, a reforma tributária, a Administração Tributária e a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Na entrevista concedida ao jornal, que circulou nesta sexta-feira (22), o presidente do Sindifisco-RS, Celso Malhani, relaciona a atual dívida do Rio Grande do Sul à ausência de recursos da Lei kandir.
“É preciso, sem dúvida alguma, fazer com que esse recurso chegue finalmente ao Rio Grande do Sul, se não recuperando o passado, fazendo com que a negociação da dívida doravante considere esse crédito dos gaúchos para que não seja drenada e sangrada toda a energia que eles colocam em produzir riqueza para a sociedade brasileira”.
Estimuladas pelas alternativas que os auditores-fiscais da Receita Estadual estão oferecendo ao governo gaúcho para ajudar o Estado a superar a crise, com material amplamente divulgado na imprensa através da campanha 5 Receitas do Sindifisco-RS, oito entidades representativas de carreiras de Estado estiveram reunidas no dia 14 no Palácio Piratini com o chefe da Casa Civil, secretário Fábio Branco. A reunião, solicitada pela Associação dos Oficiais da Brigada Militar (Asofbm) com base nas 5 Receitas, contou com as presenças de representantes dos auditores-fiscais da Receita Estadual, dos oficiais da BM, delegados e promotores da Polícia Civil e auditores do Tribunal de Contas do Estado.
Diante da iminente apresentação ao Congresso Nacional da Reforma Tributária elaborada pelo deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB/PR), a Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco) realizou nos dias 13 e 14 de setembro, a 184ª Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo (RECD), em Brasília-DF, com foco na discussão do projeto, especificamente no que tange à Administração Tributária.
"Para o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do Estado do Rio Grande do Sul (Sindifisco-RS), Celso Malhani de Souza, o atual governo estadual está gastando cerca de 90% de sua energia para cortar gastos e não apresenta uma estratégia para o aumento da receita."
O jornal Correio do Povo publicou, na página 2 de hoje (18), artigo do auditor-fiscal Giovanni Padilha sobre a reforma tributária. Confira abaixo o texto na íntegra.
Zero Hora repercute a visão da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco) sobre o Federalismo com entrevista do presidente Charles Alcântara. Confira abaixo:
Ao completar 7 anos de fundação, o Sindicato dos Auditores-Fiscais da Receita Estadual do RS, que tem origem na fusão de entidades que representam a categoria desde 1954, lança o aplicativo (APP) do Sindicato e anuncia a parceria com o Grupo RBS que possibilita aos filiados assinarem a versão digital do jornal Zero Hora por apenas R$ 5,00 mensais.
A favor de uma necessária reforma tributária, mas contrários ao projeto relatado pelo deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), os auditores fiscais da Receita Estadual do Rio Grande do Sul Giovanni Padilha da Silva e Leonardo Gaffrée Dias defenderam um sistema de tributação sem isenções durante o Meeting Jurídico, da Federasul, nesta quinta-feira. Para eles, o Estado precisa de uma reforma autônoma, com aplicação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços Personalizado (ICMS-P).
Ao lado dos senadores gaúchos Lasier Martins (PSD/RS) e Ana Amélia Lemos (PP/RS), o presidente do Sindifisco-RS, Celso Malhani, acompanhou audiência pública no Congresso Nacional.