Aumento de alíquotas do ICMS e reforma tributária geram dúvidas e tensão
Com salão lotado, a reunião almoço Tá na Mesa, promovida pela Federasul no dia 22, apresentou a visão de cinco parlamentares estaduais sobre o tema proposto: “reforma tributária ou aumento de impostos?”. Para uma plateia formada majoritariamente por empresários contrários ao aumento da alíquota de ICMS proposto pelo Governo do Estado, de 17 pra 19,5%, os deputados Eduardo Loureiro (PDT), Cláudio Branchieri (Podemos), Luiz Fernando Mainardi (PT), Guilherme Pasin (PP) e Felipe Camozzato (Novo) relacionaram a proposta de aumento do ICMS com aspectos da reforma tributária.
Encontro foi organizado pelo conselheiro Delmirio Brandt de Souza
O presidente do Sindifisco-RS, Altemir Feltrin, e o diretor Luciano Garcia participaram de um evento de confraternização em Pelotas, RS, no dia 18, com colegas da região. O grupo conversou sobre as diversas pautas que estão em destaque no cenário político e econômico, como a reforma tributária nacional, as alterações do ICMS no Estado e assuntos de interesse da categoria. Também participaram o delegado da Delegacia de Pelotas da Receita Estadual, Edson Evandro Massirer, e a delegada adjunta, Vanessa Waltzer Timm.
A segunda edição do infográfico produzido pela Metapolítica no mês de novembro apresenta as alterações feitas no texto da reforma tributária no Senado Federal. Confira no link abaixo.
No dia 10 de novembro, o gerente comercial do Saúde PAS Medicina e Odonto José Luís Ströher apresentou informações detalhadas sobre o plano de saúde aos filiados do Sindicato.
A Fenafisco, em conjunto com as entidades nacionais representativas dos servidores das Administrações Tributárias avaliam como positivas as modificações no texto da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 45/2019, promovidas no Senado Federal. O plenário da Casa aprovou, nesta quarta-feira (8), o texto-base da reforma tributária sobre o consumo em dois turnos de votação, com 53 votos favoráveis, 24 contrários e nenhuma abstenção. A matéria segue para a Câmara dos Deputados para uma nova votação.
O último mapa do Atlas Fiscal lançado pelo Sindifisco-RS apresenta informações sobre a renúncia fiscal de ICMS nos estados e Distrito Federal no ano de 2021. Elaborado pelo auditor fiscal da Receita Estadual do RS Jorge Ritter de Abreu, diretor do Sindifisco-RS, o levantamento apresenta dados extraídos do Boletim de Finanças dos Entes Federados Subnacionais da Secretaria do Tesouro Nacional de 2022.
Clique aqui e veja o mapa sobre a renúncia fiscal de ICMS em 2021.
Clique aqui e veja outros atlas fiscais produzidos anteriormente pelo Sindifisco-RS.
Com direito a show de música gauchesca e a pré-lançamento de livro, o Sindifisco-RS promoveu, nesta quarta-feira (8), a última edição do ano da série de encontros mensais Conversando com Aposentados e Pensionistas. A realização e a organização do evento estiveram a cargo da diretora de Assuntos de Aposentados e Pensionistas do Sindicato, Silvia Teixeira.
Uma vitória que é de toda a categoria. Depois de muitos anos de luta, especialmente em 2023, momento em que a reforma tributária tomou corpo e se impôs como agenda para o país, os fiscos brasileiros conquistaram o limite remuneratório único para todas as administrações tributárias do Brasil.