Nesta quinta-feira (14), a sede do Sindifisco-RS, localizada no Centro Histórico de Porto Alegre, foi local de mais um “Conversando com Aposentados e Pensionistas”. Neste mês, o Sindicato promoveu a palestra de um dos temas mais debatidos atualmente: inteligência artificial.
Com uma ampla programação, a oitava edição do Seminário Aiamu de Administração Tributária Municipal (Semaat) foi realizada nos dias 13, 14 e 15 de setembro em Porto Alegre, na sede da Associação dos Auditores-Fiscais da Receita Estadual de Porto Alegre (Aiamu). Além da conferência magna, que contou com as participações do superintendente-adjunto da Receita Municipal de Porto Alegre, Teddy Biassusi, da procuradora-geral adjunta para Assuntos Fiscais da Procuradoria Geral do Município de Porto Alegre, Cristiane da Costa Nery, e do secretário da Fazenda do Município de Porto Alegre, Rodrigo Sartori Fantinel, o evento contou com quatro oficinas e 14 palestras.
Os diretores da Fenafisco Celso Malhani, diretor do Sindifisco-RS, e Glauco Honório, acompanhados do presidente do Sindifisco- PA, Charles Alcantara, do vice-presidente do Sindafep-PR, Wanderci Polaquini, e do presidente da Central Pública do Servidor, José Gozze, marcaram presença nesta terça-feira (12) na 19ª reunião da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público, no plenário 5 da Câmara dos Deputados.
O Senador Mauro Carvalho Junior (União-MT), recebeu na tarde desta terça-feira (5), representantes do fisco estadual e municipal, para tratar do aprimoramento do texto da reforma tributária. Pela Fenafisco esteve presente o diretor para assuntos parlamentares, Celso Malhani (Sindifisco-RS), e pela Fenafim, Fernanda Thomé, vice-presidente da região Centro oeste da entidade.
No encontro, as entidades apresentaram dispositivos do texto, que oferecem riscos efetivos à autonomia dos entes federados, comprometendo de forma relevante o exercício de atos privativos do governante eleito.
A convidada do Café com Parlamentares e Liderança desta segunda-feira (4) foi a deputada estadual Luciana Genro (Psol), que participou de reunião com a Diretoria do Sindifisco-RS dentro do ciclo de encontros com parlamentares e lideranças do RS. Logo na chegada, a deputada foi conduzida a conhecer as dependências da sede. Os diretores do Sindifisco-RS, como têm feito também nas demais ocasiões, disponibilizaram os recursos da sede, em especial o estúdio multimídia e o auditório, para uso da parlamentar.
O Rio Grande do Sul aparece com destaque em nova atualização feita pelos estudos do diretor do Sindifisco-RS Jorge Ritter de Abreu a partir do Boletim de Arrecadação de Tributos Estaduais (Confaz) para o ano de 2022. De acordo com os novos dados, disponíveis para visualização no site do Sindicato (com as diversas porcentagens de arrecadação entre os diferentes estados brasileiros), o RS ocupa a terceira posição no país na arrecadação da Dívida Ativa, ficando atrás apenas do Pará e do Distrito Federal.
O Sindicato dos Servidores da Procuradoria-Geral do Estado do Rio Grande do Sul (Sindispge/RS) ingressou com pedido de Amicus Curiae (Amigos da Corte) em Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) movida pelo Sindifisco-RS junto ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul questionando itens da lei nº 15.970 para manter os direitos dos servidores públicos que são dependentes no Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (IPE Saúde).