O Ministério da Economia colocou em sigilo todos os documentos que produziu para elaborar a proposta de emenda constitucional da reforma administrativa. A pasta negou pedido feito com base na Lei de Acesso à Informação (LAI), alegando que só poderá divulgar os estudos e demais manifestações depois que o Congresso aprovar a PEC.
O Tesouro do Estado divulgou, nesta terça-feira (29/9), o calendário de pagamento da folha de setembro dos servidores do Poder Executivo. O primeiro depósito será na quarta-feira (30/9) no valor de R$ 2,2 mil para todos os servidores. Neste dia, o governo quita os salários de quem recebe líquido até este valor, o que corresponde a 48% dos vínculos. Assim, quase metade dos servidores terá seu salário quitado em dia e os demais terão recebido R$ 2.200.
Lançado em nova versão há um mês, o Simprev 2.0 já teve 11.350 simulações. Desenvolvida pelo Tesouro do Estado, a nova versão do simulador apresenta cenários de aposentadoria, sempre com as regras previdenciárias atuais, permitindo ao servidor comparar diferentes opções de aposentadoria de forma personalizada.
A proposta de reforma administrativa que o governo federal apresentou coloca em risco o futuro do serviço público no Brasil e abre brechas para a corrupção.
Confira o vídeo produzido pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), que fala a respeito dos perigos e consequências de alguns pontos do texto.
Vamos disseminar essa ideia e pressionar os deputados e senadores a rejeitarem a PEC 32/2020, que permitiria, entre outras coisas, o renascimento do apadrinhamento político e o direcionamento político-ideológico prévio nas contratações.
Confira o vídeo aqui.
Sérgio Gobetti (economista do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada, cedido à Sefaz-RS) foi entrevistado nesta quinta-feira (24) no programa RS em Pauta, do Sindifisco RS. Gobetti foi ouvido pelos jornalistas Heverton Lacerda e Luiz Augusto Kern sobre o relatório de análise dos incentivos fiscais do ICMS no Rio Grande do Sul elaborado por ele e mais de uma dezena de profissionais. Os estudos do relatório, segundo o economista, visaram a dar maior transparência à sociedade sobre o volume de recursos públicos renunciados pelas diferentes políticas de desoneração e, ao mesmo tempo, aferir se essas políticas produziram, desde 1990, algum resultado em termos de desenvolvimento econômico e social.
Com frequência cada vez maior, governos e determinados setores das elites brasileiras têm atacando o funcionalismo público.
A Comissão Mista Temporária da Reforma Tributária se reúne nesta quinta-feira (24) para receber contribuições de representantes de auditores e servidores da área fiscal (federais, estaduais e municipais) e de entidades de promoção do desenvolvimento sustentável. A audiência pública está marcada para 14h. Foram convidados:
Na tarde da terça-feira (22/9), através do canal do Youtube da União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública, foi oficialmente criada a Rede de Defesa da Previdência Pública – REDEPREV.
O Congresso Nacional recebeu a reforma administrativa pretendida pelo presidente Jair Bolsonaro no dia 3 de setembro. Nesta primeira fase, as mudanças elaboradas pela equipe econômica do governo estão todas contidas numa única proposta de Emenda à Constituição (PEC), identificada como 32/2020. Aprovar uma PEC é muito mais difícil do que um projeto de lei, por exemplo. A Constituição diz que uma proposta de emenda deve ser discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional em dois turnos e só pode ser aprovada se obtiver, em ambos, três quintos dos votos de senadores e deputados.
Sem vislumbrar condições de aprovação na Assembleia Legislativa, o governo do Estado pediu a retirada de tramitação dos três projetos que integram a reforma tributária estadual. A solicitação para a devolução dos textos foi formalizada em um ofício assinado pelo governador Eduardo Leite e entregue pelo líder do governo, Frederico Antunes (PP), e pelo secretário-adjunto da Casa Civil, Bruno Freitas.