Alguns usuários têm recebido ofertas falsas de financiamentos em nome do IPERGS - que hoje atende pelas autarquias IPE Prev e IPE Saúde. As mensagens de celular afirmam haver crédito pré-aprovado em nome da instituição. O IPE Saúde e IPE Prev reforçam que não fazem nenhum tipo de oferta de financiamentos aos seus usuários. Em caso de dúvidas, os usuários devem sempre consultar o acesso restrito disponível no site de cada uma das instituições: IPE Prev e IPE Saúde.
O presidente do Sindifisco-RS, Altemir Feltrin, participou do programa Esfera Pública da Rádio Guaíba nesta quarta-feira (02). Assista a participação (a partir da 1h01) aqui.
O Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do Rio Grande do Sul (Sindifisco-RS), que completa dez anos de existência nesta quarta-feira, fruto da união de várias entidades que o antecederam, defende que a sociedade brasileira discuta a necessidade de o país realizar uma reforma tributária que priorize a distribuição de renda e a progressividade no pagamento dos impostos.
No Rio Grande do Sul, quase metade da frota de veículos não paga o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), devido a isenções previstas na legislação federal ou estadual. São 3,1 milhões de veículos que não recolhem o tributo, o que corresponde a 46% de uma frota total de 6,9 milhões de veículos do Estado.
Nesta segunda-feira (31) foi realizado o sorteio de prêmios do programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG) referente ao mês de agosto. No total, R$ 110 mil foram sorteados, sendo o prêmio principal no valor de R$ 30 mil que saiu para consumidor na Região Noroeste do Estado.
Entre as medidas da Reforma Tributária RS está a criação do Fundo Devolve-ICMS, iniciativa que permitirá a devolução de parte do ICMS pago por famílias com renda de até três salários mínimos. Também reverterá recursos ao Estado para investimentos em agricultura e inovação e para auxiliar na arrecadação do Tesouro.
Ao dar seguimento à agenda de diálogos sobre a Reforma Tributária RS, o governador Eduardo Leite, acompanhado do vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, dos secretários da Fazenda, Marco Aurelio Cardoso, de Logística e Transportes, Juvir Costella, e do procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, deu início, neste sábado (29/8), a uma série de reuniões regionais. Prefeitos, deputados estaduais e dirigentes de entidades de Novo Hamburgo, pela manhã, e Capão da Canoa, à tarde, participaram dos encontros para debater as propostas encaminhadas à Assembleia Legislativa.
O diretor da Fenafisco Celso Malhani, que coordena a Comissão Parlamentar do Fonacate, reuniu-se com entidades que compõem o grupo, com a presença do presidente do Fórum Rudinei Marques e o vice-presidente Paulo Lino, na última quarta-feira (26), para traçar estratégias de mobilização no Congresso, a fim de barrar pautas que fragilizam os serviços públicos e retiram direitos dos servidores.
As três mais influentes propostas de Reforma Tributária que tramitam no Congresso Nacional a PEC 45/2019, a PEC 110/2019 e a primeira das quatro etapas de Reforma Tributária encaminhada pelo governo federal têm em uma característica em comum: aprofundam o cenário de concentração de receitas tributárias junto à União.