Batizada de Concorrência Leal VI, a Receita Estadual inicia nesta terça-feira (24) uma nova operação para notificar empresas devedoras contumazes que, conforme cruzamento de dados, possuem indício de não recolhimento intencional do ICMS. Tratam-se de empresas que estão em plena atividade, com faturamento regular, e que declaram o imposto devido, mas não efetuam o pagamento ao erário de forma contumaz, por longos períodos.
A Campanha do Agasalho 2019, que se encerrou no dia 19 de setembro no RS, arrecadou 1.449.452 donativos, superando os números das últimas edições. O maior volume de doações foi registrado na Serra, seguido da região Sul e da Central de Doações, na capital.
O governo do Rio Grande do Sul cancelou a venda de ações do Banrisul. A informação foi divulgada por meio de um fato relevante nesta quinta-feira (19). Horas depois, em entrevista à imprensa, o governador Eduardo Leite (PSDB) foi categórico: "Jamais faríamos uma venda a qualquer preço."
O senador Roberto Rocha (PSDB-MA) apresentou à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), nesta quarta-feira (18), seu relatório sobre a proposta de reforma tributária (PEC 110/2019). A proposta, que prevê a extinção e a unificação de tributos, tem como eixo principal a criação do chamado Imposto sobre Operações com Bens e Serviços (IBS), que terá as características de um imposto sobre valor adicionado (IVA). Um pedido de vista adiou a votação da proposta, que ainda pode receber emendas.
A segunda edição do programa semanal Sindicato em Ação, produzido pela TV Sindifisco-RS, debate novamente a reforma tributária. Apresentado pelo diretor do Sindicato Christian Azevedo, o tema reuniu o vice-presidente da Federasul, Anderson Trautmann, e o auditor fiscal da Receita Estadual Paulo Guaragna. Assista aqui o programa completo.
Através da RS rádio, o setor de Comunicação do Sindifisco-RS está produzindo programas com foco nos projetos premiados do Prêmio Gestor Público (PGP). O nome do programa é inspirado na iniciativa que existe desde 2002 e já premiou mais de 900 projetos de municípios do RS.
A proposta de reforma da previdência social foi aprovada recentemente na Câmara dos Deputados sem a inclusão de Estados e Municípios. Esta “exclusão” dos entes federados foi decidida pelos parlamentares depois de muita argumentação, tendo por base as dificuldades em aprovar a reforma com a inclusão de todos os entes, devido à posição contrária de alguns Governadores, em especial do Nordeste, dentre outras resistências, inclusive dos próprios deputados federais.
Em audiência pública realizada no dia 29 de agosto, na Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado, o diretor de Aposentados e Pensionistas da Fenafisco, Celso Malhani, criticou o relatório do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), e alertou que uma das supressões acolhidas em relatório diz respeito à expressão “no âmbito da União” contida no §1º-B do artigo 149 da Constituição da República, inserido pelo artigo 1º da PEC 6/2019, que restringia ao âmbito federal a instituição de contribuições extraordinárias, em caso de déficit atuarial. A supressão do trecho, implica na ampliação da competência da norma para aplicação em estados, Distrito Federal e municípios.
Se for bem-sucedida a operação de venda de ações do Banrisul, o dilema do governador Eduardo Leite será decidir qual das duas promessas de campanha descumprir: a de colocar os salários em dia ou a de não usar no custeio o dinheiro obtido com desestatizações. Todos os sinais são de que Leite já fez a opção por pagar as folhas atrasadas, alegando que herdou esse passivo.
Em evento realizado nesta terça-feira (10) na Assembleia Legislativa, os auditores fiscais da Receita Estadual do RS, através de suas entidades representativas – Sindifisco-RS e Afisvec –, aprofundaram o debate sobre as reformas administrativa, previdenciária e tributária. Os três painéis do V Fórum da Administração Tributária contaram com participações de autoridades e especialistas nas matérias que estão sendo analisadas e alteradas pelas reformas brasileiras.