Notícias Sindifisco-RS


05/12/2023 - Sindifisco-RS acompanha manifestação da secretária da Fazenda na reunião da Comissão de Finanças

A secretária da Fazenda do RS, Pricilla Santana, defendeu nesta terça-feira (05/12), durante audiência pública na Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa gaúcha, o reajuste da alíquota modal de ICMS de 17% para 19,5% como única forma de o Estado não sair prejudicado na repartição do bolo do imposto aos entes federados na fase de transição da Reforma Tributária. Os diretores Luciano Garcia (Assuntos Técnicos), Jorge Ritter (Financeiro) e José Eduardo Sestari (Parlamentar), do Sindifisco-RS, participaram da audiência pública, sendo citados na abertura dos trabalhos pela coordenação da comissão.

05/12/2023 - Sindifisco-RS realiza visita ao deputado Adolfo Brito

Durante reunião realizada nesta segunda-feira (4) no gabinete do deputado estadual Adolfo Brito (Progressistas), que está cotado a assumir a presidência da Assembleia Legislativa no próximo ano, dirigentes do Sindifisco-RS esclareceram pontos importantes da reforma tributária - Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45/2019 - que tramita no Congresso Nacional, em especial os reflexos para as finanças do Estado do Rio Grande do Sul.

30/11/2023 - Sindifisco-RS acompanha audiência pública que debate RRF e dívida do RS

Promovida pela Comissão de Finanças Planejamento, Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa do RS, presidida pela deputada Patrícia Alba (MDB), a audiência pública realizada nesta quinta-feira na Sala João Neves da Fontoura (Plenarinho) tratou sobre o Regime de Recuperação Fiscal e a dívida do Estado com a União. No horizonte do debate, estão o projeto do Governo do Estado (PL 534/2023) que propõe aumento das alíquotas do ICMS de 17% para 19,5% e a reforma tributária que tramita no Congresso Nacional.

29/11/2023 - Um conto de Elmira Não Está

É com esse codinome que a auditora-fiscal da Receita Estadual do RS Carla Elmira Nogueira Magalhães Lima, filiada do Sindifisco-RS, assina suas obras literárias. Contadora de formação - “e também de estórias”, como ela faz questão de ressaltar, de pronto -, a jovem cearense de Fortaleza atua, desde 2022, na Receita Estadual do RS, atualmente na Central de Serviços Compartilhados – Monitoramento de Benefícios Fiscais da Agência Gravataí da 2ª DRE de Canoas. 

23/11/2023 - Sindifisco-RS acompanha debate com deputados na Federasul

Aumento de alíquotas do ICMS e reforma tributária geram dúvidas e tensão

Com salão lotado, a reunião almoço Tá na Mesa, promovida pela Federasul no dia 22, apresentou a visão de cinco parlamentares estaduais sobre o tema proposto: “reforma tributária ou aumento de impostos?”. Para uma plateia formada majoritariamente por empresários contrários ao aumento da alíquota de ICMS proposto pelo Governo do Estado, de 17 pra 19,5%, os deputados Eduardo Loureiro (PDT), Cláudio Branchieri (Podemos), Luiz Fernando Mainardi (PT), Guilherme Pasin (PP) e Felipe Camozzato (Novo) relacionaram a proposta de aumento do ICMS com aspectos da reforma tributária.

23/11/2023 - Diretoria do Sindifisco-RS participa de evento com filiados em Pelotas

Encontro foi organizado pelo conselheiro Delmirio Brandt de Souza

O presidente do Sindifisco-RS, Altemir Feltrin, e o diretor Luciano Garcia participaram de um evento de confraternização em Pelotas, RS, no dia 18, com colegas da região. O grupo conversou sobre as diversas pautas que estão em destaque no cenário político e econômico, como a reforma tributária nacional, as alterações do ICMS no Estado e assuntos de interesse da categoria. Também participaram o delegado da Delegacia de Pelotas da Receita Estadual, Edson Evandro Massirer, e a delegada adjunta, Vanessa Waltzer Timm.

4 5 6 7 8

@ Siga no Instagram